Reconhece-se que o crescimento dos gastos na área de saúde e as limitações impostas pelos tomadores dos serviços hospitalares tornam necessária a adoção de um sistema de custos que forneça informações úteis, possibilitando que cada hospital, além de atender suas necessidades, possa cobrar os valores efetivamente despendidos na realização dos procedimentos, ou no caso dos hospitais públicos prestarem contas dos serviços orçamentários utilizados.
O Custeio Baseado em Atividades (ABC – Activity-Based Costing), desenvolvido inicialmente para a área industrial, vem encontrando grande aplicabilidade na área de serviços, pois utiliza a análise de processos e de valor agregado, nas suas fases de implantação, facilitando a compreensão da organização e de seus inter-relacionamentos, servindo como importante ferramenta gerencial. Esse método é um instrumental de apoio para o processo decisório para gestores hospitalares, principalmente quanto à alocação de recursos e ao redesenho da nova organização hospitalar, necessária para adaptar-se ao novo cenário. Refere-se fundamentalmente à apuração de custos de atividades e ao relacionamento desses custos com os produtos através dos seus direcionadores.
O módulo SysCustos, que utiliza o conceito do método ABC, foi criado para a apuração dos custos hospitalares. O objetivo deste módulo é calcular o custo dos produtos e serviços pelo método ABC, prevendo dados digitados manualmente, extraídos do Sistema Hospitalar e também importados de outros sistemas, como de contabilidade e folha de pagamento. Devido ao grande volume de dados e à complexidade, objetiva-se facilitar o máximo possível o usuário, evitando retrabalhos.
CARACTERÍSTICAS
Relatórios Gerenciais
Importação de Arquivo com Dados Externos para Cálculo
Cálculo de Custos com dados Importados do Sistema Hospitalar
Configuração de Custos Hospitalares por Indicadores