Software de gestão hospitalar: o que é e como escolher

SOFTWARE DE GESTÃO HOSPITALAR: O QUE É E COMO ESCOLHER

Publicado em 10/05/2023 às 14:45:34

Categoria(s) Saúde 

Autor(es) Fernando 

A sua clínica ou hospital já utiliza software de gestão hospitalar? Se a resposta for não e se você também não entende o que é e como funciona essa tecnologia, saiba que sua empresa pode estar perdendo eficiência, qualidade e agilidade nos mais diversos processos. 

Isso porque, o software de gestão hospitalar é uma tecnologia desenvolvida para auxiliar no gerenciamento das mais diferentes rotinas em hospitais e outras empresas de saúde. 

Nesse sentido, esse sistema automatiza processos, proporcionando mais eficiência, além de reduzir erros, otimizar recursos e fornecer dados que auxiliam na tomada de decisões importantes.

Quer entender mais como um software de gestão hospitalar funciona e como escolher a tecnologia certa para a sua instituição de saúde? Então, continue lendo!

 

O que é um software de gestão hospitalar?

O software de gestão hospitalar, como já mencionamos, é um sistema desenvolvido para auxiliar no gerenciamento e na organização das rotinas em hospitais e outras organizações  de saúde, como clínicas. 

Essa tecnologia tem o papel de automatizar processos internos, que são feitos de maneira manual, como agendamento de consultas, controle de estoque de medicamentos, registro de pacientes, gestão de leitos, faturamento e cobrança, etc.

 

Quais são os benefícios de utilizar um software de gestão hospitalar?

Hoje em dia, muitas instituições de saúde já utilizam o software de gestão hospitalar, principalmente, por conta das suas vantagens e da possibilidade de tornar as rotinas mais otimizadas, eficientes e ágeis.

Confira os benefícios de implementar essa tecnologia no seu hospital ou clínica médica!

 

Redução de erros e retrabalho

O software de gestão hospitalar é uma tecnologia capaz de reduzir erros e, consequentemente, retrabalho. 

Isso porque, ele automatiza tarefas manuais, eliminando, assim, a necessidade de fazer a inserção manual de dados, um processo que pode contribuir para a ocorrência de falhas humanas. 

 

Maior eficiência na gestão de processos

Além disso, ele também cria fluxos de trabalho e protocolos padronizados, evitando que processos importantes sejam feitos de maneiras diferentes, reduzindo possíveis erros ou inconsistências de informações, tornando os processos ainda mais eficientes. 

Sem contar que esse sistema é integrado com todos outros setores, como laboratórios, radiologia e farmácia, facilitando, assim, a troca de informações entre os diferentes departamentos.

Além disso, o software de gestão hospitalar gera relatórios e análises, permitindo a identificação de padrões e tendências, facilitando a tomada de decisões.

 

Melhoria na qualidade do atendimento ao paciente

O software de gestão hospitalar possui recursos para fazer agendamento de consultas e procedimentos de forma eficiente, além de possuir um histórico do paciente que pode ser acessado de maneira rápida e fácil, diminuindo, assim, o tempo de atendimento. 

 

Facilidade na tomada de decisões estratégicas

Outra vantagem desse software é que ele consegue coletar e armazenar uma ampla variedade de informações não somente dos pacientes, mas também relacionados à gestão hospitalar, permitindo que os gestores tomem decisões baseadas em dados.

 

Por que os sistemas de gestão devem estar integrados em um hospital?

Os sistemas de gestão devem estar integrados em um hospital ou clínica, pois, você consegue ter um fluxo de informações linear e preciso, já que todos os setores possuem acesso aos mesmos dados, evitando erros de comunicação ou conflitos de informações.

Além disso, contar com sistemas integrados permite que os profissionais tenham acesso facilitado e rápido aos dados relevantes para um paciente, como resultados de exames, histórico médico e medicamentos prescritos, por exemplo, possibilitando um atendimento mais ágil

A integração dos sistemas proporciona uma análise mais completa e detalhada, facilitando a implementação de melhorias nos processos.

Sem contar que sistemas de gestão integrado facilitam também a continuidade do cuidado, já que os dados dos pacientes ficam disponíveis em tempo real para todos os setores, garantindo um tratamento mais adequado.

 

Como escolher o software de gestão hospitalar ideal para sua instituição?

Para escolher o software de gestão hospitalar, é preciso analisar alguns critérios importantes, como funcionalidades e módulos oferecidos pelo sistema.

Verifique se esses recursos atendem às necessidades da sua instituições de saúde, seja um hospital ou clínica. 

Além disso, certifique-se que os módulos disponíveis abrangem todas as áreas de gestão desejadas. Leve em consideração ainda a integração do software de gestão hospitalar com outros sistemas já usados no hospital.

Não esqueça de analisar a usabilidade e interface amigável, principalmente, porque o sistema deve ser intuitivo e fácil de usar por todos os profissionais. 

Outro ponto que não pode passar despercebido é a segurança e conformidade do sistema. Sendo assim, certifique-se de que o software de gestão hospitalar possui padrões de segurança e privacidade de dados previstos na legislação vigente. 

Verifique ainda o nível de suporte e o tipo de treinamento oferecido pelo fornecedor do software. Por fim, pesquise a reputação, experiência e se, de fato, a empresa é confiável.

 

Exemplos de desafios hospitalares que podem ser superados com o uso dessa tecnologia 

Um dos exemplos de desafios hospitalares que podem ser superados com o uso de um software de gestão hospitalar é o processo de registro de documentos e informações importantes feitas de maneira manual. 

Com esse sistema, é possível ter um armazenamento e o acesso eficiente a registros médicos e outros documentos relevantes para tratamentos dos pacientes e também para a gestão hospitalar. 

Esse sistema permite a digitalização e organização eletrônica de registros, tornando os processos ágeis e eficientes. 

Com o software de gestão hospitalar, as instituições de saúde conseguem ter um agendamento eficiente de consultas e demais procedimentos, já essa tecnologia permite verificar em tempo real a disponibilidade de médicos e recursos, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e fazendo agendamentos mais precisos. 

Outra exemplo de desafios que podem ser superados com um software de gestão hospitalar é tornar a gestão financeira ainda mais eficiente, pois, o sistema auxilia na emissão de faturas precisas e na integração com sistemas de faturamento, etc.

 

Systema H2005: a melhor solução para hospitais e clínicas

Você já conhece o software de gestão hospitalar Systema H2005? Nossa tecnologia oferece módulos essenciais para garantir processos ainda mais otimizados em todos os setores de uma clínica ou hospital.

Com o Systema, sua instituição de saúde pode contar com módulos de agendamento, gerenciamento de painéis de senha, internação, atendimentos ambulatoriais e de pronto atendimento, registro de atendimentos de exames de imagem e laboratório, gerenciamento de atendimentos de fisioterapia e medicina ocupacional. 

Além disso, disponibilizamos ainda gestão de leitos, gestão do centro cirúrgico e obstétrico, gerenciamento do atendimento aos pacientes cirúrgicos, auditoria de contas de convênios e particular, faturamento SUS externo e internado, controle de visitantes, registro de recém-nascidos, gerenciamento de compras, gerenciamento de equipamentos.

Médico-Hospitalares e de Infraestrutura, controle de estoque, gestão de riscos, gerenciamento e controle dos atendimentos de hemoterapia e estoque de hemocomponentes, etc.

Lembrando que essas são apenas algumas funcionalidades do software de gestão hospitalar Systema H2005. Para conhecer a nossa tecnologia, entre em contato abaixo!

Rua João Mosele, 58 - Concórdia - SC, 89700-021

Fones: (49) 3444-0192 / 3444-6582

CNPJ: 01.487.225/0001-87

Copyright © 1996 - 2025 - SYSTEMA LTDA - Software Hospitalar - Direitos reservados