O papel da gestão financeira na sustentabilidade dos hospitais

O PAPEL DA GESTÃO FINANCEIRA NA SUSTENTABILIDADE DOS HOSPITAIS

Publicado em 19/06/2023 às 15:57:10

Categoria(s) Saúde 

Autor(es) Fernando 

Não há como negar, a gestão financeira é a base para o desenvolvimento e futuro de todos os hospitais, afinal, sem dinheiro não existe o funcionamento das operações.

Possuir uma boa gestão financeira é imprescindível para não apenas assegurar o futuro do empreendimento, mas também para oferecer apenas os melhores serviços aos pacientes.

Continue a leitura, saiba mais sobre o assunto e descubra como a SYSTEMA pode ajudar seu hospital!

 

Como a gestão financeira afeta a sustentabilidade de hospitais

O grande desafio dos hospitais atualmente - em relação às questões financeiras - é, é claro, os altos custos de produtos e serviços. Além disso, precisamos levar em conta que com o passar dos anos cada vez mais atendimentos são realizados e, com isso, mais produtos e serviços precisam ser utilizados com certa frequência.

 

Possuir uma gestão financeira é o ponto-chave para a solução desse problema, já que a partir disso é possível controlar entradas e saídas de estoque, necessidade de materiais e parcerias, custos desnecessários e, principalmente, criar estratégias para aumentar a rentabilidade do hospital.

 

Para isso, a SYSTEMA disponibiliza vários módulos de seu sistema que permite um gerenciamento financeiro adequado. Confira alguns deles abaixo!

 

  1. Módulo de gerenciamento de dados e lançamentos financeiros;
  2. Módulo de gerenciamento de estoque e movimentação de produtos;
  3. Módulo de gerenciamento de custos hospitalares;

 

Como você pôde notar, ele é um sistema completo para você e seu time e, se alinhado com as melhores práticas de gestão financeira, o sucesso do seu hospital pode estar garantido.

 

Melhores práticas de gestão financeira para hospitais

Apenas um sistema não pode fazer absolutamente tudo pela sua instituição, para utilizá-lo com sabedoria é necessário possuir boas práticas de gestão financeira que irão criar toda a base de seu trabalho, além de preparar seu hospital para o futuro.

 

Veja a seguir algumas dicas de boas práticas de gestão financeira para hospitais:

 

  1. Orçamento e planejamento financeiro

 

Primeiro de tudo é necessário que você conheça seu orçamento disponível, bem como os custos e a margem de lucro de sua instituição. Com isso em mãos, você seguirá mais preparado para a criação de um planejamento financeiro adequado.

 

O que um planejamento financeiro deve incluir? Descrições de possíveis cenários pelos quais seu hospital pode passar, projeções de lucros, análise de investimentos, demonstrativos de fluxo de caixa, resultados, dentre outros.

 

  1. Gestão de fluxo de caixa

 

Não adianta possuir dinheiro suficiente para fazer o trabalho de um hospital acontecer se você não controla seu fluxo de caixa. Uma etapa como essa sem controle pode levar sua instituição à falência.

 

Aqui um software como o SYSTEMA H2005 pode ser a solução ideal, já que nele você pode ter uma ideia geral e organizada de como está essa situação do seu hospital, principalmente através dos módulos de COMPRAS e faturamento, sejam eles de CONVÊNIOS/PARTICULARES ou do SUS.

 

  1. Análise de rentabilidade e lucratividade

 

Nada funciona sem uma análise do que está acontecendo em uma empresa, principalmente em relação a quanto isso está rendendo para ela. Aqui é o momento de observar todos os dados que você possui e avaliar se o que você está oferecendo é rentável para seu hospital, se está gerando lucro para ele. Se a resposta for negativa, então é o momento de repensar processos e trabalhar novas estratégias.

 

#ParaVocê: um dos módulos do SYSTEMA H2005 é o de RELATÓRIOS, que em momentos de análise como esses podem facilitar e otimizar seu trabalho, permitindo uma visualização conforme as diretrizes estabelecidas por você.

 

  1. Controle de custos e despesas

 

A última dica para obter uma ótima prática de gestão financeira é possuir um controle de custos e despesas. Levando em conta o mesmo princípio do segundo item, também é necessário ficar por dentro do quanto seus serviços estão pesando financeiramente para o hospital. Afinal, é preciso haver um equilíbrio de caixa.

 

Para isso, como comentamos no início do artigo, o SYSTEMA H2005 possui um módulo exclusivo para a administração de CUSTOS da sua instituição, onde você poderá realizar cálculos automáticos, configurar custos, gerar relatórios e muito mais.

 

A importância da tecnologia na gestão financeira de hospitais

Uma forma de exemplificar a importância da tecnologia para com a gestão financeira dos hospitais é avaliar as necessidades da instituição como, por exemplo:

 

  • Redução de custos;
  • Aumento da lucratividade;
  • Controle de despesas;
  • Interligação dos departamentos;
  • Maior controle gerencial.


 

Todas essas necessidades podem ser resolvidas com um software de gestão, agregando aos hospitais benefícios como a otimização de processos, geração de relatórios precisos e facilidade de acesso às informações financeiras.

 

Sendo assim, aposte em uma empresa especializada no mercado tecnológico da saúde, que oferece produtos de alta qualidade e eficácia comprovada. Conheça hoje mesmo a SYSTEMA e os módulos da SYSTEMA H2005, e comece a facilitar o dia a dia do seu hospital! Entre em contato conosco agora mesmo! 

 

Rua João Mosele, 58 - Concórdia - SC, 89700-021

Fones: (49) 3444-0192 / 3444-6582

CNPJ: 01.487.225/0001-87

Copyright © 1996 - 2025 - SYSTEMA LTDA - Software Hospitalar - Direitos reservados