Como garantir um atendimento de qualidade ao paciente?

COMO GARANTIR UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE AO PACIENTE?

Publicado em 27/04/2023 às 14:31:09

Categoria(s) Saúde 

Autor(es) Fernando 

Disponibilizar um atendimento de qualidade ao paciente é imprescindível para qualquer instituição de saúde. Um serviço humanizado e com total auxílio em momentos delicados faz com que o paciente não apenas retorne em busca do que você tem a oferecer, mas também divulgue do melhor modo possível sua instituição.

 

Continue a leitura e descubra conosco como oferecer aos seus pacientes um atendimento de qualidade e como a SYSTEMA pode te ajudar nessa missão!

 

Como treinar uma equipe para um atendimento ao paciente eficaz

Como esperado, o atendimento na área da saúde se diferencia dos demais exatamente por ali, naquele momento, você estar com a saúde e vida de alguém em suas mãos. E, por isso, é necessário lidar com o mesmo de uma forma diferente.

 

Existem algumas habilidades que auxiliam os profissionais nesse processo, habilidades essas que, na hora de atender o paciente, são essenciais tanto para o bem-estar dele quanto para o sucesso do atendimento em si. Veja abaixo quais são elas:

 

  • Empatia: Talvez a mais importante delas, é a habilidade de se colocar no lugar do paciente e entender suas necessidades;
  • Gestão de tempo: Com foco em não apenas em possuir uma equipe de suporte rápida e eficiente, mas que esteja alinhada com as necessidades do trabalho;
  • Paciência: Principalmente diante de situações desafiadoras, sabendo como controlá-las;
  • Resolução de problemas: Os pacientes surgem com uma necessidade ou problema, não saber resolver a situação ou deixá-la como está, enfurece os pacientes e demonstra a inatividade da instituição para com os mesmos.

 

O primeiro passo para lidar com seu atendimento é desenvolver uma boa cultura de atendimento ao paciente, e isso pode ser feito com o treinamento adequado de sua equipe. E como isso pode ser feito? Saiba abaixo!

 

  1. Crie regras com foco no atendimento humanizado;
  2. Foque na solução de problemas, nada pode ser deixado sem que sua equipe tente resolver e que mostre isso ao paciente;
  3. Faça treinamentos periódicos com o time, com simulações e dinâmicas de atendimento;
  4. Avaliação constante é fundamental, seja dos pacientes ou dos próprios colaboradores;
  5. Atendimento é uma evolução constante, monitore e sempre busque por melhorias.

 

Leia também: Contratar, treinar e reter bons profissionais: O grande desafio na área da saúde

 

Como utilizar tecnologia para melhorar a experiência do paciente

É extremamente comum - e necessário - que hospitais e outras instituições de saúde possuam softwares de gestão para ajudá-las a lidar com as demandas e atendimentos do dia a dia.

Você pode estar se perguntando “Mas como isso impacta na experiência do paciente?”, bom, imagine o seguinte:

Um paciente que será atendido pela sua instituição e que, anteriormente, também já esteve ali. Assim que ele for admitido, a equipe poderá ter acesso a informações extremamente importantes como, por exemplo, que ele possui alergia a algum medicamento específico.

Outra situação que vale a pena ressaltar é em relação à demora no atendimento ou entrega de resultados de exames. Já que a partir do momento em que o paciente é admitido, ele automaticamente entra em uma fila de atendimento, impossibilitando que ele seja esquecido ou se perca ao longo do processo.

Falando agora de exames, assim que são realizados eles entram diretamente no sistema, onde a equipe pode ter acesso logo que os resultados são finalizados, gerando mais praticidade, atendimento rápido e histórico do paciente.

Pensando em realizar esses serviços com conforto e usabilidade, a SYSTEMA disponibiliza um sistema completo com VÁRIOS MÓDULOS que se adéquam às necessidades de sua instituição. Assim, você pode escolher desde agendas até gerenciamento de especialidades para melhorar o atendimento dos pacientes.

 

Leia também: Software de gestão hospitalar: o que é e como escolher 

 

Como garantir a segurança do paciente durante o atendimento

Um dos pontos-chave do uso de um software de gestão hospitalar é a segurança que ele traz, tanto para os pacientes quanto para a própria instituição. 

Isso se deve ao fato de que um sistema como esse diminui a incidência de erros e falhas humanas, que são grandes responsáveis por problemas em várias empresas do mercado. Sendo assim, a partir dos protocolos de segurança e controle de acessos ao sistema, há a prevenção de erros médicos e por parte dos demais membros do time.

No que isso ajuda sua instituição? A garantir maior segurança do paciente, evitar diagnósticos ou informações erradas e, principalmente, proteger sua instituição no âmbito legal.

 

Como você pôde notar ao longo do texto, quando falamos em melhorar a experiência e atendimento do cliente, a tecnologia pode ser uma aliada valiosa nessa empreitada, otimizando e facilitando o trabalho das instituições. 

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