Publicado em 23/08/2023 às 08:39:55
Categoria(s) Saúde
Autor(es) Fernando 
A gestão do fluxo de pacientes em um hospital ou instituição está entre um dos principais desafios da área da saúde, principalmente quando falamos do atendimento inicial e do processo do paciente ao longo das etapas.
Para evitar problemas, garantir a imagem de sua instituição e entregar o melhor atendimento ao seu paciente, é imprescindível que seu hospital esteja preparado para realizar uma boa gestão deste fluxo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa questão, além de trazer algumas informações a mais sobre a gestão do fluxo de pacientes na área da saúde. Continue a leitura e confira!
O fluxo de pacientes é - basicamente - o processo e/ou as etapas pelas quais o paciente passa durante seu atendimento, bem como a quantidade de atendimentos que são realizados ao longo dos dias.
Imagine o seguinte cenário de processos/etapas:
Agora imagine isso acontecendo várias vezes ao longo de um dia, com diferentes pacientes e, cada um, com diferentes necessidades. Isso é um fluxo de pacientes.
Já dá para imaginar que realizar a gestão de algo assim pode ser complicado, né? Ainda mais que, se algo sair errado, pode acabar atrapalhando não apenas o atendimento de um paciente em questão, mas também o de todos os outros e, é claro, o da equipe médica.
Atualmente, existem certos desafios que estão presentes diariamente na vida daqueles que realizam a gestão do fluxo de pacientes de um hospital, e praticamente todos estes desafios estão relacionados diretamente aos pacientes.
Veja abaixo três dos principais desafios dessa gestão!
É extremamente comum chegarmos a um hospital ou clínica e nos depararmos com locais lotados e diversas pessoas esperando para serem atendidas, principalmente em pronto socorros, certo?
Lotações assim podem se dar por falta de organização de agendas, somadas aos atendimentos emergenciais de última hora.
Apesar de ser uma realidade com a qual temos que lidar, essas lotações geram grande insatisfação dos pacientes, bem como aumentam a pressão em toda a equipe, já que para atender a demanda é necessário realizar funções e tarefas com ainda mais velocidade e precisão, duas coisas que não funcionam juntas e, na grande maioria das vezes, induzem ao erro.
Provavelmente o maior problema de todos, as filas e o tempo de espera são um dos grandes motivos de reclamação dos pacientes.
Além de deixar diversas pessoas estressadas, situações como essa podem debilitar ainda mais aqueles que já não estão se sentindo muito bem. Por isso, é essencial que a organização de agendamentos seja respeitada, bem como o número máximo possível de atendimentos no dia e, é claro, que tenha pontualidade dos médicos e dos próprios pacientes.
Nos itens anteriores nós falamos de dois pontos super importantes que, de certa forma, levam ou se relacionam com este terceiro. Afinal, superlotação, filas e tempo de espera absurdos geram diretamente a insatisfação dos pacientes.
Apesar de a área possuir todos esses e ainda mais outros desafios, nem tudo está perdido.
Ao seguir algumas dicas básicas, é possível reverter situações de desagrado durante a gestão do fluxo de pacientes e, principalmente, mudá-las para melhor. Então, confira abaixo quatro dicas que são essenciais para seus atendimentos!
Proporcionar um meio de comunicação direto, facilitado e que interligue as diferentes áreas de um hospital pode fazer com que possíveis problemas sejam comunicados com antecedência e resolvidos de forma rápida e prática, antes que os mesmos possam prejudicar de forma significativa as etapas e processos do fluxo de atendimento.
Indicadores são dados que auxiliam na avaliação de pontos de atenção de uma instituição que, em um futuro próximo, podem vir a ser melhorias em seus atendimentos e processos.
Sendo assim, tenha avaliações constantes dos processos e tarefas, bem como peça feedbacks dos pacientes e da própria equipe. Assim, com esses dados em mãos, você terá uma avaliação gerencial mais precisa e saberá o que pode ser feito.
Aqui não estamos falando apenas do tempo dos atendimentos ou das filas, mas também do tempo em que sua equipe realiza cada uma das tarefas necessárias. Em um ponto como esse, softwares de automatização como o SYSTEMA H2005 pode ser a otimização que faltava para seu time realizar tudo o que for preciso com ainda mais rapidez.
Assim como comentamos no tópico anterior, softwares de automação podem ajudar não apenas na gestão do fluxo de pacientes em um hospital, mas também na gestão como um todo.
Pensando em ajudar as instituições nesse sentido, a SYSTEMA ONLINE criou o SYSTEMA H2005, um software de gestão hospitalar dividido em módulos que visa atender o dia a dia de hospitais e clínicas nas mais diversas especialidades médicas.
Esse software da SYSTEMA ONLINE possui diversos benefícios que podem auxiliar as mais diferentes áreas das instituições de saúde, entretanto, para a gestão do fluxo de pacientes, podemos ressaltar três deles:
Quer garantir as vantagens do SYSTEMA H2005, conhecer os melhores módulos para atender suas necessidades (como o MÓDULO DE AGENDA) e ainda se aprofundar mais em como é possível melhorar o gerenciamento de sua instituição com o uso da tecnologia?
ENTRE EM CONTATO CONOSCO, fale com um de nossos especialistas e garanta todo o auxílio que você precisa HOJE MESMO!
CLIENTES
Copyright © 1996 - 2025 - SYSTEMA LTDA - Software Hospitalar - Direitos reservados