Publicado em 28/03/2023 às 13:59:02
Categoria(s) Saúde
Autor(es) Fernando 
Com a popularização das ferramentas de assinatura eletrônica, muitas instituições estão buscando a implementação dessa tecnologia em seus processos. Uma das áreas que mais tem se beneficiado com isso é a saúde. A assinatura digital na saúde permite ao usuário realizar o processo de assinatura em documentos digitais, de forma rápida, segura e prática. Além disso, a tecnologia também contribui para a redução de custos e aumento da eficiência nos processos. Ainda não está convencido de que a assinatura digital na saúde é a solução ideal para sua instituição? Neste artigo, vamos mostrar tudo:
Assinaturas digitais são uma forma de autenticação usada para provar a autenticidade de um documento eletrônico. Eles são criados quando um indivíduo ou organização usa um programa de software para gerar uma assinatura exclusiva e anexá-la aos documentos de pacientes que estão sendo assinados com segurança e rapidez, tornando-os mais acessíveis para a equipe.
As assinaturas digitais fornecem uma camada extra de segurança, pois garantem que o documento não foi adulterado de forma alguma. Além disso, possibilitam a transferência segura de arquivos pela internet sem risco de falsificação.
Como tal, as assinaturas digitais estão se tornando cada vez mais populares para empresas e indivíduos que precisam assinar documentos importantes eletronicamente.
As assinaturas digitais estão se tornando cada vez mais essenciais no setor de saúde. Elas fornecem uma maneira segura e eficiente de autenticar documentos, além de facilitar o compartilhamento de informações confidenciais pelos profissionais de saúde. A assinatura digital em saúde também pode ser usada para:
- Registrar e armazenar dados;
- Comprovar o atendimento por um profissional, em meio digital, sem repúdio da autoria;
- Diminuir custos com impressões;
- Diminuir custos com arquivamento em papel - uma vez que um prontuário deve ser armazenado fisicamente por 20 anos a partir do último atendimento;
- Facilitar a localização de informações sobre pacientes, de atendimentos anteriores - quando os referidos documentos já encontram-se arquivados;
- Evitar extravio de documentos em papel.
O amparo legal para a assinatura digital dá-se através da Medida Provisória (MP) 2.200-2/2001 a qual determina que qualquer documento digital tem validade legal se for certificado pela ICP-Brasil (a Infraestrutura de Chaves Públicas oficial brasileira).
Além disso, o processo de assinatura digital na saúde vai em conformidade com a Lei 14.063, de 23/09/2020. Ela “dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, em atos de pessoas jurídicas e em questões de saúde e sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos, com o objetivo de proteger as informações pessoais e sensíveis dos cidadãos, com base nos incisos X e XII do caput do art. 5º da Constituição Federal e na Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), bem como de atribuir eficiência e segurança aos serviços públicos prestados sobretudo em ambiente eletrônico.”
Agora que você já viu todos os benefícios das assinaturas digitais, saiba que é preciso uma solução completa para garantir a segurança das informações. Conte com mais de duas décadas de experiência do Systema H2005, um software para o gerenciamento de hospitais e clínicas de saúde, que disponibiliza a rotina de assinatura digital.
Com ele é possível reunir as áreas de assistência, atendimento e gestão atrelados a conceitos de privacidade e confidencialidade de informações. Ao todo são mais de 40 módulos pensados especialmente para a rotina corrida dos profissionais de saúde. O Systema é um excelente aliado do gestor hospitalar por garantir total controle da organização em um único lugar.
Se você busca ganhar agilidade e reduzir os custos de operação, entre em contato e converse com nossa equipe.
CLIENTES
Copyright © 1996 - 2025 - SYSTEMA LTDA - Software Hospitalar - Direitos reservados