Assinatura digital na área da saúde: Tudo o que você precisa saber

ASSINATURA DIGITAL NA ÁREA DA SAÚDE: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Publicado em 28/03/2023 às 13:59:02

Categoria(s) Saúde 

Autor(es) Fernando 

Com a popularização das ferramentas de assinatura eletrônica, muitas instituições estão buscando a implementação dessa tecnologia em seus processos. Uma das áreas que mais tem se beneficiado com isso é a saúde. A assinatura digital na saúde permite ao usuário realizar o processo de assinatura em documentos digitais, de forma rápida, segura e prática. Além disso, a tecnologia também contribui para a redução de custos e aumento da eficiência nos processos. Ainda não está convencido de que a assinatura digital na saúde é a solução ideal para sua instituição? Neste artigo, vamos mostrar tudo: 


 

O que é uma assinatura digital? 

 

Assinaturas digitais são uma forma de autenticação usada para provar a autenticidade de um documento eletrônico. Eles são criados quando um indivíduo ou organização usa um programa de software para gerar uma assinatura exclusiva e anexá-la aos documentos de pacientes que estão sendo assinados com segurança e rapidez, tornando-os mais acessíveis para a equipe.

As assinaturas digitais fornecem uma camada extra de segurança, pois garantem que o documento não foi adulterado de forma alguma. Além disso, possibilitam a transferência segura de arquivos pela internet sem risco de falsificação.

Como tal, as assinaturas digitais estão se tornando cada vez mais populares para empresas e indivíduos que precisam assinar documentos importantes eletronicamente.

 

Como elas podem ser usadas na área da saúde? 

 

As assinaturas digitais estão se tornando cada vez mais essenciais no setor de saúde. Elas fornecem uma maneira segura e eficiente de autenticar documentos, além de facilitar o compartilhamento de informações confidenciais pelos profissionais de saúde. A assinatura digital em saúde também pode ser usada para:

- Registrar e armazenar dados;

- Comprovar o atendimento por um profissional, em meio digital, sem repúdio da autoria;

- Diminuir custos com impressões;

- Diminuir custos com arquivamento em papel - uma vez que um prontuário deve ser armazenado fisicamente por 20 anos a partir do último atendimento;

- Facilitar a localização de informações sobre pacientes, de atendimentos anteriores - quando os referidos documentos já encontram-se arquivados;

- Evitar extravio de documentos em papel.

 

Como funciona o amparo legal? 

 

O amparo legal para a assinatura digital dá-se através da Medida Provisória (MP) 2.200-2/2001 a qual determina que qualquer documento digital tem validade legal se for certificado pela ICP-Brasil (a Infraestrutura de Chaves Públicas oficial brasileira). 

Além disso, o processo de assinatura digital na saúde vai em conformidade com a Lei 14.063, de 23/09/2020. Ela “dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas em interações com entes públicos, em atos de pessoas jurídicas e em questões de saúde e sobre as licenças de softwares desenvolvidos por entes públicos, com o objetivo de proteger as informações pessoais e sensíveis dos cidadãos, com base nos incisos X e XII do caput do art. 5º da Constituição Federal e na Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), bem como de atribuir eficiência e segurança aos serviços públicos prestados sobretudo em ambiente eletrônico.”


 

Como começar a usar assinaturas digitais na área da saúde? 

 

Agora que você já viu todos os benefícios das assinaturas digitais, saiba que é preciso uma solução completa para garantir a segurança das informações. Conte com mais de duas décadas de experiência do Systema H2005, um software para o gerenciamento de hospitais e clínicas de saúde, que disponibiliza a rotina de assinatura digital. 

Com ele é possível reunir as áreas de assistência, atendimento e gestão atrelados a conceitos de privacidade e confidencialidade de informações. Ao todo são mais de 40 módulos pensados especialmente para a rotina corrida dos profissionais de saúde. O Systema é um excelente aliado do gestor hospitalar por garantir total controle da organização em um único lugar. 

Se você busca ganhar agilidade e reduzir os custos de operação, entre em contato e converse com nossa equipe. 

 

 

Rua João Mosele, 58 - Concórdia - SC, 89700-021

Fones: (49) 3444-0192 / 3444-6582

CNPJ: 01.487.225/0001-87

Copyright © 1996 - 2025 - SYSTEMA LTDA - Software Hospitalar - Direitos reservados