Publicado em 15/09/2023 às 12:02:53
Categoria(s) Saúde
Autor(es) Fernando 
A reputação de um hospital, principalmente uma boa reputação, pode ser algo realmente complexo de se alcançar, afinal, não existe uma fórmula mágica que fará isso acontecer da noite para o dia. A reputação é adquirida com o tempo e a partir de muito trabalho, esforço e dedicação.
Entretanto, quando falamos em adquirir e manter uma boa reputação, algumas dicas básicas podem ser seguidas, que auxiliarão a instituição a seguir o melhor caminho possível para que isso aconteça. Sendo assim, continue com a leitura e descubra quais são essas dicas!
Como falamos no início do texto, uma boa reputação precisa de tempo e muito trabalho para ser construída, além de dedicação dos envolvidos com o hospital e, é claro, a eficiência dos processos nas quais ela está inserida.
Para te auxiliar, existem quatro dicas que sua instituição pode seguir. Confira-as a seguir!
Antes de tudo, a boa reputação começa pela imagem que você passa para os pacientes e profissionais que passam pelo seu hospital. Afinal, não adianta querer que a comunidade pense bem de seus serviços se o seu local de trabalho possui - por exemplo - rachaduras, limpeza precária, pintura desgastada e falta de iluminação, não é mesmo?
Por isso, garanta que seu hospital esteja em dia visualmente, que nenhum problema seja visível e que nada vá afetar negativamente a experiência daqueles que por ali passarem.
Cada hospital possui uma particularidade de atendimento, ou seja, ele se propõe a atender certos casos como, por exemplo, existem hospitais que atendem emergências e hospitais que não o fazem.
Sendo assim, é essencial que quando sua instituição se proponha a oferecer determinados serviços para a população, ela de fato cumpra com esse “combinado” e, se possível, da melhor maneira cabível, para que assim exceda as expectativas das pessoas, contribuindo dessa forma para sua boa reputação.
O atendimento é o começo de tudo e os bons resultados dependem muito da qualidade deste atendimento ao paciente, isso inclui recepção, enfermagem, médico, equipe multidisciplinar, dentre outros.
Cuide para que os colaboradores sejam bem treinados quanto ao atendimento, possuam um atendimento voltado para a humanização do serviço e, principalmente, que leve em consideração o aconchego e bem-estar do paciente acima de tudo.
Outra questão que se alia com o atendimento é o tempo de espera por ele, sendo essa uma das grandes reclamações dos pacientes e um dos fatores que mais mancham a reputação dos hospitais.
É necessário que a instituição tenha processos bem definidos quanto a relação entre os atendimentos, profissionais disponíveis, seus horários e o tempo de espera estimado.
É sábio levar em consideração que ninguém gosta de esperar horas por uma consulta, então aposte em soluções que otimizam e organizam este fluxo como, por exemplo, o uso de softwares de gestão. Assim, você poderá organizar as agendas de modo assertivo, os atendimentos do dia, os profissionais que irão atender e muito mais, tudo de modo a reduzir o tempo de espera.
Após seu hospital utilizar as dicas anteriores para construir uma boa reputação, então é chegado o momento de manter essa reputação que, muitas vezes, pode ser uma tarefa tão difícil quanto construí-la.
Para te ajudar nessa outra parte, existem outras quatro dicas que sua instituição também pode seguir para alcançar esse objetivo. Confira-as abaixo!
Pode acreditar, você só adquire uma boa reputação - em grande parte - do que seus pacientes dizem sobre o hospital, e é por causa do que eles vão dizer que ela se manterá ou não.
Por isso, busque sempre ouvir o que seus pacientes têm a dizer sobre o local, seus serviços e sobre seu time. Através disso, se for o caso, você poderá realizar melhorias com prioridade, entender as necessidades de todos e tomar decisões mais assertivas de como sempre melhorar seus serviços em detrimento deles.
Não é por que seu hospital finalmente conquistou uma boa reputação que você irá deixar de melhorar o que já está bom, não é mesmo?
Manter a reputação conquistada necessita de busca constante por melhorias, pontos que podem ser trabalhados de uma forma alternativa ou até mesmo coisas que podem ser mudadas antes que cheguem a virar um problema.
Como comentamos no item anterior, ouvir seus pacientes - e também o seu time - pode ser uma ótima forma de começar esse trabalho.
Uma das características que influenciam na construção de uma reputação são as estratégias pensadas previamente que, para acontecerem de forma assertiva, necessitam de um bom planejamento por trás.
Um planejamento estratégico irá ajudar a gestão do hospital a identificar os pontos fortes e fracos da instituição e como programar as ações escolhidas para trazer melhorias ou mudanças de rotinas necessárias.
A tecnologia é uma grande aliada dos hospitais otimizando os processos e consequentemente melhorando sua reputação.
Investir em sistemas de gestão que não apenas facilitem os processos, mas que também agilizam tarefas como, por exemplo, o atendimento, é muito mais do que uma obrigação das instituições que desejam manter sua reputação.
Além disso, um sistema de gestão pode auxiliar sua equipe a focar em assuntos de forma bem mais aprofundada, possibilitando que os mesmos consigam direcionar sua atenção e prioridade exclusivamente aos pacientes.
A SYSTEMA criou o SYSTEMA H2005 com o propósito de facilitar o dia a dia dos hospitais, possibilitar uma gestão unificada e atender todas as necessidades da instituição ao otimizar suas tarefas e processos.
Muitos hospitais Brasil afora já estão aproveitando os diversos módulos que o software disponibiliza e seus benefícios, mudando pouco a pouco para melhor seus modos de trabalho e, é claro, gerando maior praticidade para sua rotina.
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